Ecodopplercardiografia

Cardiologia Veterinária

O ecodopplercardiograma é um exame complementar de cardiologia que fornece imagens em tempo real do coração dos animais com suspeita de cardiopatias, permitindo que o órgão seja avaliado de maneira segura e não invasiva, sob o ponto de vista anatômico e fisiológico.

O estudo do coração

O estudo do coração, sua anatomia e função, através de imagem dinâmica em tempo real constituiu grande avanço na Cardiologia. O advento da ultrassonografia possibilitou este avanço, e a incorporação, pelos aparelhos de ultrassonografia convencionais de tecnologias baseadas no Efeito Doppler, descrito pela primeira vez pelo Físico Austríaco Johann Christian Andreas Doppler, possibilitou o estudo dos fluxos dentro do coração.

No final do século XX, a ultrassonografia do coração com estudos por doppler, que, à esta altura já era amplamente disseminada na Medicina humana, foi disponibilizada na Medicina Veterinária do Rio de Janeiro.  Hoje, trata-se de método fundamental para o diagnóstico das Cardiopatias de cães e gatos.

Apesar de, na Medicina humana, o Colégio Brasileiro de Cardiologia já haver normatizado a nomenclatura e as técnicas do exame já considerando os estudos por Doppler como parte integrante e obrigatória da rotina do ecocardiograma, esta normatização ainda não existe na Medicina Veterinária. Em função disto, ainda existem profissionais Veterinários realizando estudos ultrassonográficos do coração sem estudos por Doppler, gerando uma diferenciação entre o ecocardiograma e o ecodopplercardiograma.

O Vet Cordis disponibiliza ao Clínico o exame de ecodopplercardiograma, em equipamento fixo, moderno, com capacidade para estudos por Doppler, inclusive o Doppler Tecidual.

Nosso planejamento pretende disponibilizar, ainda este ano, o ecodopplercardiograma portátil. Assim, nossos parceiros poderão disponibilizar o exame aos seus pacientes sem o inconveniente de ter que deslocá-los.