Criocirurgia

Criocirurgia Veterinária

A criocirurgia (também chamada de crioterapia) é definida como uma técnica que utiliza o uso controlado de baixas temperaturas

( atingida por meio de substâncias como nitrogênio líquido) para destruir tecidos anormais ou câncer.

Crioterapia

A criocirurgia é uma modalidade de cirurgia que utiliza o frio como tratamento, foi usada pela primeira vez no século passado.

A criocirurgia consiste em utilizar Nitrogênio líquido a -196˚C, para congelar lesões cutâneas ou promover renovação dos tecidos como no caso de queimaduras.

O congelamento causado pelo nitrogênio leva à formação de cristais de gelo dentro das células, assim esse processo leva a morte celular através da necrose.

A cicatrização ocorre dentro de 14 a 21 dias, onde inicialmente os efeitos da criocirurgia geram um escurecimento dos tecidos onde foi aplicado o nitrogênio na forma de vapor, mas a cicatrização normalmente é muito satisfatória.

Papilomas e lesões tumorais como carcinoma espinocelular em gatos reagem muito bem a criocirurgia.

Pode ocorrer a formação de um tecido cicatricial mais claro e ainda o crescimento de pelos brancos na região.

O nitrogênio é acondicionado na forma líquida em botijão específico e aplicado com uso de uma pistola, que restringe o vapor em determinada área isolada do paciente.

A criocirurgia é uma técnica que deve ser realizada por um veterinário treinado, muito segura para os animais, principalmente animais idosos, pois dependendo da localização e extensão da lesão, não é necessário o uso de anestesia geral para a realização da criocirurgia, diminuindo por sua vez os riscos anestésicos para este paciente.